Comemoração deve ser antecipada pela estreia do Brasil na Copa.
Aumento nas vendas, entretanto, deve ser de apenas 1%, diz CDL.
A expectativa de vendas dos comerciantes de Cuiabá para o Dia dos Namorados, 12 de junho, é que a data seja comemorada na véspera. Isso porque na tradicional data romântica começa a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, com a estreia da seleção brasileira contra a Croácia. Por isso, a previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital é que as compras sejam feitas de forma antecipada na cidade e em Várzea Grande, na região metropolitana.
A instituição diz acreditar que o primeiro jogo do Brasil no torneio não vai, necessariamente, atrapalhar o comércio.
“O brasileiro tem o costume de deixar as compras para a véspera, mas a intenção de presentear é muito forte neste dia. Então é interessante os consumidores anteciparem estas compras, lembrando que a cidade estará com o fluxo de turistas muito grande em circulação”, disse o presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparotto.
Entretanto, a instituição admite que esse poderá não ser o melhor ano para o comércio. O aumento previsto nas vendas – descontado o percentual da inflação – é de 1% no comparativo com o mesmo período de 2013.
E, mesmo com o Mundial, a expectativa da CDL é de que não haverá influencia significativa na escolha de itens temáticos como itens esportivos. Entre os presentes usuais nesta data estão lingeries, perfumes, joias e bijuterias, roupas e acessórios e chocolates. Os restaurantes e motéis também deverão receber os clientes no dia 11.
Fonte: Do G1 MT